sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Acenos à Educação Cristã




A Educação é uma atividade interdisciplinar, ou seja, sua plenitude não pode prescindir de nenhuma área de conhecimento. Em decorrência disso tal exercício exige a tarefa da humildade, o que deve acontecer por meio do diálogo. Melhor falando, a Educação transcende os campos epistemológicos de cada disciplina, se constituindo expressão da interdisciplinaridade.
Dentre os educadores atuais aludimos ao método de Paulo Freire, que considera necessário que o método educacional refaça suas reflexões, como conseqüência da descoberta de novas tensões, para que mantenha, portanto, sempre uma atitude aberta ao reconhecimento da provisoriedade de seus pressupostos. Toda percepção por mais sagaz que seja é sempre limitada.
Com relação a educação cristã, vale dizer que, segundo o alemão Jürgen Fraas, crêr significa aprender, uma vez que a relação com Deus necessariamente deixa suas marcas no homem. Toda experiência verdadeiramente humana floresce à consciência, ou seja, é cognitiva.
A fé questiona nossa situação no mundo e pergunta pelo significado da vida. No entanto a educação cristã vai para além dessas fronteiras. Ela se constrói sob uma visão do ser humano e da sociedade, afim de que o ser humano e o mundo sejam redimidos. Ela procura lançar sobre a realidade a perspectiva do Reino de Deus.
Martin Palmer estabelece razões teológicas para o envolvimento da igreja na educação:
1. Os livros da fé cristã como fundamento: Por ser uma das religiões do livro, que tem sua autoridade na Palavra (revelação) , o estudo da mesma não pode ser preterido;
2. A Teologia Natural: por meio da razão, na observação da natureza, pode-se chegar a Deus;
3. Modelo professor-aluno: a linguagem bíblica está impregnada por esse modelo. Deus, no AT, é apresentado como educador e a própria lei é chamada de aio, que nos remete ao incipiente conceito de pedagogia.
4. Processo criativo: o mundo não foi criado por Deus e lançado a sua própria sorte. Mas, antes, desafia o homem a dar continuidade a sua criação por meio de sua criatividade.

A valorização do aspecto pedagógico se articula positivamente com as demais áreas. Grande variedade de práticas educativas, todas convergindo para o mesmo estuário, podem contribuir de maneira mais efetiva ao processo ensino-aprendizagem. Como conseqüência viabiliza o avanço qualitativo em suas práticas.
Assim, articulando o núcleo teórico com o fazer pedagógico, seja em função do conflito do poder (Gadotti), a abertura da reflexão pedagógica (Piaget) e etc., podemos, por meio dos caminhos já trilhados, avançar nossa caminhada por caminhos seguros e construirmos assim uma educação cristã que seja eficaz às demandas de nossa realidade e de nossa história.
Glauco Kaizer

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